sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Jesus e Buda

Me auto denomino uma universalista, termo que uso para dizer que não sigo a nenhuma visão fechada de igreja, sempre tive pra mim por exemplo que Jesus e Buda são duas expressões da natureza cósmica do amor universal.

Conheci o cristianismo menina e dele trouxe ao longo da vida o amor ao próximo, a certeza de que ninguém nasceu para se tornar escravo de sistemas materialistas, que a doença nos vários setores da vida é a desarmonia do estado natural de plenitude do ser.

Aprendi como base das lições do Buda Sidarta Gautama e dos ensinamentos de Jesus Cristo, o amor e consideração a todas as criaturas.

Tem uma frase que me acompanha há décadas: "bom vai ser quando o oriente se unir ao ocidente".

Em variados contextos eu caminho por essa estrada e vejo que ela já é comum a muitos...

Na Japão um dos filmes mais aguardados do ano pelos fãs de animes é o longa “Saint Young Men” a animação que é baseada no mangá “Sei Oniisan” (no original) mostra Jesus e Buda como dois amigos que moram no Japão. Os dois alugam um apartamento na cidade-dormitório de Tachikawa, na região metropolitana de Tóquio, e decidem ocultar suas respectivas identidades, ao mesmo tempo que tentam entender a correria do dia a dia no Japão contemporâneo.

Os meios de comunicação de massa, que sempre foram fundamentais no papel de sugerir conceitos e linhas de pensamento, infelizmente por muito tempo influenciaram de maneira contrária à própria humanidade. Hoje gradativamente realizam a conversão positiva no trabalho de influenciar também as novas gerações que não sabem mais em que mundo pisam, por isso, tantos suicídios em faixas etárias cada vez mais baixas. 

Em seu artigo "É o Cristo cósmico maior que Jesus de Nazaré", o padre da igreja católica apostólica romana, professor doutor em teologia e filosofia, Leonardo Boff chama a atenção para as diferenças culturais existentes entre Jesus de Nazaré e Sidarta Gautama. " São duas vidas muito diferentes, seja no contexto geográfico, seja no contexto religioso, Jesus viveu em um mundo judeu, ao passo que Sidarta viveu em um mundo hinduísta e cada um interiorizou ao seu modo essas duas tradições. "E Como situar o caminho cristão junto com os demais caminhos espirituais de Jesus ao lado de outros considerados por seus povos também como portadores de graça e salvação?" Ele responde: "importa reconhecer que o cristianismo elaborou-se no contexto cultural do mundo mediterrâneo e forçosamente participa dos limites deste sistema fechado. Agora ele é desafiado a pensar sua proposta na perspectiva aberta pela globalização e pela unificação da família humana, tendo em conta que somos produtos e expressão de um cosmo em evolução, substrato comum a todos os fenômenos"
    Após elencar as características universalistas do cristianismo, Boff continua: Tudo o que existe, preexiste de alguma forma. Jesus, bem como Sidarta Gautama, Chuang-tzu e outros antes de surgirem a história humana estavam em gestação dentro do universo, Todos eles possuem dimensões cósmicas na medida em que o universo inteiro trabalhou para que seu surgimento fosse possível. (trecho retirado da revista bodisatva/edição outono de 2013 matéria cristo e buda tem eles algo em comum por Thereja Fernandes).
Que bom estarmos vivendo pela parte pensando do planeta importantes reflexões apesar de muitas pessoas ainda viverem focadas no sistema capitalista que infalivelmente por inúmeros motivos esta vivendo sua rápida desconstrução por ser um sistema criado num planeta finito. As ocupações territoriais estão esgotadas, as 'comidas' industrializados perderam a característica de alimentos, os remédios na indústria farmacêutica não curam, mas remediam. Assim gradativamente estamos entrando de corpo e alma numa nova etapa de vida na terra. De volta ao começo, de volta a natureza, onde está contida a essência da humanidade encarnada. Chegamos por fim no encontro do oriente e ocidente.


ivoninha

4 comentários:

Fico feliz se deixar sua impressão sobre essa postagem, obrigada!!